Mercado Público comemorou 150 anos

  • 12/11/2019
  • 0 Comentário(s)

Mercado Público comemorou 150 anos

O prédio histórico do Mercado Público é um dos símbolos de Porto Alegre. A cada dia, cerca de 100 mil pessoas percorrem seus corredores centenários, por onde se espalham 106 estabelecimentos comerciais que oferecem uma grande amostra da economia popular da Capital: peixes, carnes nobres, frutas, verduras, ervas e especiarias, grãos, alimentos orgânicos, artesanatos, artigos religiosos e decorativos - além de restaurantes, cafés, lancherias e outras opções de gastronomia. Ao mesmo tempo, o prédio em estilo neoclássico é uma referência visual para todos os porto-alegrenses, que apreciam em sua arquitetura um pedaço da história da cidade.

História - Lá está a influência do engenheiro Frederico Heydtmann, autor de projetos na colônia de Santa Cruz do Sul e em Cachoeira do Sul - e que mais tarde assinaria também o prédio da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Lá estão as marcas, nem sempre visíveis, dos incêndios de 1912 (que destruiu os chalés internos), de 1976, de 1979 e de 2013 (que atingiu o segundo pavimento), além de histórica enchente de 1941. Mas lá está, também, entalhada no chão, uma mandala com sete chaves, que representa os caminhos e encruzilhadas da vida, além das cores, os cheiros e os sons de uma cidade que sempre soube superar suas adversidades.

"Éde a maior importância celebrar um lugar tão significativo, consagrado por sua diversidade e cuja existência é indissociável da nossa história”, aponta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. “Esse espaço da população gaúcha é um balizador de preços da cidade. É também a casa de diversas manifestações culturais e comunitárias. O resultado é mais qualidade de vida à população”, explica.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Robô ED

Dance Mania

12:00 - 15:00

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline!


Top 5

top1
1. Camila Cabello

Havana

top2
2. GeeGu

Moonlight

top3
3. Katy Perry feat. Juicy J.

Dark Horse

top4
4. Sia e Sean Paul

Cheap Thrills

top5
5. Anitta e Kevinho

Terremoto

Anunciantes